As reuniões anuais dos coordenadores e visitas de acompanhamento são ocasiões em que se analisam as diretrizes estabelecidas nacionalmente, bem como o cumprimento das metas estabelecidas nas Normas de Avaliação e possíveis correções de rumo. O PROFMAT possui um sistema de controle acadêmico próprio, complementar à Plataforma Sucupira, que permite o acompanhamento centralizado de desempenho dos discentes e disciplinas. Além disso, são aplicados formulários periódicos para auxiliar no planejamento futuro. Algumas ações planejadas:
a) Ampliar ainda mais a interiorização do PROFMAT para atender cidades distantes dos grandes centros.
b) Desenvolver ações voltadas na implantação dos conteúdos curriculares da BNCC.
c) Fomentar a geração de produtos a partir dos trabalhos de conclusão.
d) Ampliar o entendimento da comunidade acadêmica a respeito da produção acadêmica consoante com os objetivos do PROFMAT.
e) Valorizar e divulgar periódicos, revistas, editoras, etc. com linhas editorias de alto nível na área do Programa.
f) Utilizar os recursos humanos e a abrangência da rede como agentes facilitadores para capacitação de professores da Educação Básica não atendidos pelo programa no conteúdo da BNCC.
g) Uma maior integração entre as normas (acadêmicas, avaliação e de bolsa) e as normas da CAPES.
h) Continuar a induzir submissão de texto para Coleção PROFMAT.
i) Buscar mais autores para videoaulas.
j) Interagir com a CAPES visando acompanhar os egressos mediante dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Prova Brasil.
k) Traçar novas ações e diretrizes em função das análises provenientes da pesquisa com os coordenadores do Programa nas instituições associadas e os egressos.
l) Analisar a viabilidade de uma proposta de doutorado para o Programa.
m) Avaliar a demanda e condições de oferta pelas instituições associadas de capacitação de professores em níveis de especialização, aperfeiçoamento e extensão.